Saúde
VR terá atendimento pediátrico integral em postos de saúde
31/05/2022 08:14:50A partir da próxima segunda-feira (6), as unidades de saúde do Rústico, Jardim Belmonte, Jardim Paraíba, Retiro II e São Luiz, em Volta Redonda, passarão a ter atendimento pediátrico das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. A reorganização da rede de atenção primária à saúde busca ampliar os horários de atuação do especialista, aumentando o acesso a pediatras e reduzindo a sobrecarga no Hospital Municipal Dr. Munir Rafful, o Hospital do Retiro. Os detalhes foram discutidos em uma reunião nesta segunda-feira (30), no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto.
“Em nossas 46 unidades, toda criança que buscar atendimento será avaliada e, caso necessário, o atendimento será feito por um pediatra ou generalista. Já nestas unidades que vão ser referência, contaremos com pediatra das 8h às 12h e de 13h às 17h. Se for uma criança em situação de grande urgência, ela será encaminhada para o Hospital do Retiro, que é a referência no atendimento pediátrico de urgência”, esclareceu a coordenadora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Albanéa Trevisan, frisando que esta estratégia foi pensada para cobrir todas as regiões da cidade.
Albanéa destacou que o ideal é que as pessoas sempre busquem atendimento mais próximo de onde moram.
“A referência sempre é a unidade do bairro. Até para que o paciente seja encaminhado de uma forma segura, em caso de necessidade. É importante que os pais e responsáveis se vinculem à unidade de saúde do bairro, porque o enfermeiro e o médico generalista têm condições de atender à maioria das crianças. Poucos são os casos que necessitam do pediatra”, informou.
Na reunião, o prefeito Neto lembrou os esforços para reestruturar a Saúde em Volta Redonda. “Nos deparamos com atrasos salariais e apenas cinco leitos de UTI em plena pandemia de um vírus tão perigoso e traiçoeiro. Impossível combater. Por isso tivemos que colocar a casa em ordem, pagar em dia o funcionalismo público, ao mesmo tempo em que tivemos que reestruturar toda a rede”, ressaltou. (Foto: Cris Oliveira)