Cidades
Voluntários de VR fazem trabalhos em crochê para bebês prematuros
Iniciativa teve início em 2017
29/11/2024 12:09:29O projeto OctoVR, de Volta Redonda, está concorrendo ao prêmio Olho Vivo 2024. Criado em setembro de 2017, o Octo VR é feito de forma voluntária, sem fins lucrativos, por voluntários que confeccionam e doam polvinhos de crochê para bebês prematuros em UTIs neonatais de nove hospitais da região Sul Fluminense.
Sua responsável, Bernadete de Lourdes Faria Monteiro, contou que o dia do início do projeto foi exatamente no Dia Mundial do Crochê, sem ela saber da coincidência das datas. "Eu queria fazer alguma coisa que realmente pudesse ser a diferença na vida das pessoas. Quando eu vi a reportagem dos benefícios dos polvinhos na recuperação dos prematuros eu falei: é isso que eu quero fazer. Com o material que eu tinha comecei a fazer com vídeo aula do YouTube, pesquisei mais coisas. Entrei em contato com a Luciana Trentin do Projeto Octo Brasil, peguei mais informações. Minha filha Thaisa me falou que eu tinha que ir na ouvidoria da Hospital São João Batista e ela foi comigo", explicou.
Em seguida, segundo ela, foi feito um acordo de experiência com doação de 15 polvinhos para serem doados na comemoração do Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida, quando foram entregues os primeiros polvinhos feitos sozinhas por Bernadete. "Lá eles não tinham como ajudar a criar um grupo de voluntárias. Mesmo assim dei o primeiro passo. Foi um evento muito gratificante. Depois a Rachel Sereno me chamou pra fazer o mesmo no Hinja e eu questionei ela: como vou dar conta? Era pra entregar pra festejar o Dia Internacional dos Prematuros. Ela me deu muito apoio, conseguiu material, fez campanha de voluntárias e arrumou um lugar provisório e começou a crescer. A segunda remessa de 15 polvinhos para serem doados ao Hinja fiz sozinha também. Aos poucos consegui constituir uma família de voluntárias.
Foram muitos desafios e superação. São muitas histórias e memórias e ainda acredito que juntas e juntos podemos construir um mundo melhor", destacou.
O grupo possui um total de 36 voluntárias e a votação termina vai até este sábado (30). Para votar, basta clicar neste link ao lado e efetuar o cadastro. A cerimônia de premiação está prevista para 26 de janeiro de 2025 no Graffit Hall, em Volta Redonda. (Foto: Divulgação)