sábado, 21 dezembro 2024
Whatsapp | (24)99202-0053
20º min - 31º max

Saúde

Volta Redonda alerta para malefícios do fumo

Gestantes são alvo da campanha deste ano

29/08/2024 13:10:42
pp_amp_intext | /75894840,22469841251/FOCO_REGIONAL_AMP_02

O dia 29 de agosto marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Este ano, a data é marcada pela campanha “Tabagismo: os danos para a gestante e para o bebê”. Em Volta Redonda, ao longo deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Controle do Tabagismo, intensificou a sensibilização da população em relação aos malefícios do fumo, incluindo ações em unidades de saúde da Atenção Primária.

A coordenadora do Programa de Controle ao Tabagismo da SMS, Ana Lúcia Quaresma, realizou nesta quinta-feira uma roda de conversa com pacientes da Policlínica da Mulher, no bairro Aterrado. Segundo a coordenadora, o objetivo é que as grávidas se conscientizem sobre as consequências do fumo durante o período gestacional.

“O foco está sendo voltado para a gestante e, principalmente, às mães que amamentam com o bebê no colo e que têm outros filhos ao seu redor. Quando a pessoa é fumante ativa, que traga a fumaça, ou fumante passiva, que inala, aquelas 4.730 substâncias contidas nessa fumaça entram no pulmão e passam para o sangue, e esse sangue é que vai nutrir todas as células do nosso corpo, inclusive passa pelo cordão umbilical, vai à placenta e até o bebê. Essas crianças podem nascer prematuras, com baixo peso, ou podem ter algum problema respiratório ao nascer”, disse.

pp_amp_intext | /75894840,22469841251/FOCO_REGIONAL_AMP_03

Ela acrescentou que será feito um levantamento de quantas gestantes ?– das cerca de 430 atendidas pela policlínica ?– são fumantes ou que convivam com quem fuma. A coordenadora afirma também que, para cada indivíduo que consegue deixar de fumar, em média cinco a dez pessoas deixam de adoecer por conta do tabagismo passivo.

“É o problema do infarto, do AVC, do câncer de pulmão, de esôfago, de estômago, de próstata, de mama, de colo de útero. Com tudo isso, o tabagismo colabora para piora do quadro clínico da pessoa. E a nossa missão é essa: alertar e orientar sobre os danos e os perigos do consumo do cigarro e derivados”.

A secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, também falou sobre a importância da conscientização junto à população para orientar quanto à prevenção e o tratamento. “Esse trabalho com a população, e neste ano em especial com as gestantes, se soma à sensibilização dos profissionais da rede municipal, o que acontece regularmente, ampliando as ações preventivas e o tratamento contra o tabagismo. Estamos sempre buscando melhorias para reduzir os malefícios provocados pelo fumo”.

pp_amp_intext | /75894840,22469841251/FOCO_REGIONAL_AMP_04

Programa – Em Volta Redonda, o Programa de Controle ao Tabagismo implementa ações de prevenção e tratamento dos pacientes dependentes do tabaco. Na parte preventiva, o objetivo é divulgar ao máximo as informações à população.  “É sensibilizar os fumantes para que eles entendam que o cigarro, na vida deles, além de trazer danos à sua saúde, simplesmente faz um rombo no orçamento familiar. E chegar até as nossas crianças e os nossos jovens de uma maneira preventiva, a nível do saber-saúde na escola, para que eles não tenham acesso ao primeiro cigarro”, diz Ana Lúcia.

O programa funciona em 25 unidades da Atenção Primária à Saúde, com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos. De acordo com o setor de Controle do Tabagismo, a meta é chegar a todas as unidades até o fim do ano, oferecendo também o tratamento àqueles que querem parar de fumar.

“Quem quer parar de fumar pode procurar ajuda na rede pública. Primeiro a pessoa tem que ter em mãos o documento de identidade, uma cópia do comprovante de residência e o cartão SUS (Sistema Único de Saúde); se dirigir à unidade de saúde de referência do bairro e informar que deseja parar de fumar”, explicou Ana Lucia. (Foto: Divulgação / Cris Oliveira)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas