quinta-feira, 26 dezembro 2024
Whatsapp | (24)99202-0053
20º min - 31º max

Política

Poucas & Boas: Definidas Mesas da Câmara até 2020

01/01/2017 13:28:37

FERNANDO PEDROSA

pp_amp_intext | /75894840,22469841251/FOCO_REGIONAL_AMP_02

Logo após dar posse a Samuca Silva e Maycon Abrantes como prefeito e vice de Volta Redonda, respectivamente, os vereadores de Volta Redonda elegeram as Mesas Diretoras que vão comandar a Câmara em toda a legislatura.

Este ano, a direção será de Dinho (presidente),  Francisco Novaes (1º secretário), Pastor Washington (2º secretário), Paulo Conrado (1º vice-presidente) e Fábio Buchecha (2º vice-presidente).

Já em 2018, vão compor a Mesa Washington Granato, Neném, Tigrão, Conrado e Fernando Martins (a ordem dos cargos é a mesma acima). Em 2019, Edson Quinto, Francisco Novais, Jari, Carlinhos Santana e Tigrão. Já em 2020, serão Neném, Granato, Zé Augusto, Rodrigo Furtado e Edson Quinto.

Saia justa

Logo na primeira sessão do ano, o vereador Tigrão colocou o colega Maurício Pessoa numa tremenda saia justa. Maurício, que retornou este ano à Casa, da qual já foi presidente, apresentou requerimento para que a definição das mesas de 2018 a 2020 não fosse votada neste domingo.

Perdeu para o rolo compressor dos 14 parlamentares que está fechado na Câmara. Ele reclamou e ouviu Tigrão recordar um episódio de dezembro de 2000 (que memória!!!).

pp_amp_intext | /75894840,22469841251/FOCO_REGIONAL_AMP_03

Tigrão recordou que naquele ano se elegeu pela primeira vez e que negociava sua participação na direção da Câmara, o que não aconteceu, segundo ele, por influência de Maurício Pessoa. Um fato do qual ele guarda mágoa até hoje e que não deixou passar em branco.

- Eu não era presidente, não tinha este poder todo – rebateu Pessoa.

Tigrão contou que o episódio ocorreu numa reunião dos vereadores que assumiriam em 2001, no Hotel Bela Vista. Reunião esta conduzida por Maurício Pessoa.

Vencido na tentativa de adiar as escolhas, Pessoa se justificou: “Mão é nada pessoal, mas é uma questão de critério”, disse, lembrando que a escolha de Dinho para 2017 se deu por unanimidade.

Grupo

Os vereadores reeleitos no ano passado abraçaram no grupo os estreantes Carlinhos Santana e Isaac.

Maurício Pessoa, Laydson,  Mineirinho, Rosane Bergone, Paulinho do Raio-X e Vair Duré estão do outro lado.

Emoção

Por falar em Paulinho do Raio-X, ao ser chamado para o plenário para a solenidade de posse, o estreante não conseguiu segurar a emoção. Ele chorou.

Que média!

Em compensação, na hora de receber uma espécie de distintivo da Câmara, o parlamentar fez uma baita de uma média: enquanto os demais chamaram os pais ou esposas para fazer a entrega e posar para fotos, Paulinho chamou também a sogra.

pp_amp_intext | /75894840,22469841251/FOCO_REGIONAL_AMP_04

Até Samuca Silva, que estava acima, na Mesa Diretora, brincou, mas não foi possível saber o que ele disse.

Pelo povo

Para fazer o discurso de posse, em nome de todos os vereadores, o escolhido foi Carlinhos Santana. Ele disse que os parlamentares devem ser “sentinelas do povo” e, dirigindo-se ao prefeito Samuca, garantiu que a Casa não vai “fazer oposição por oposição”.

Presenças

A posse de Samuca, Maycon e os vereadores na Câmara foi prestigiada, entre outros, pelo deputado estadual Edson Albertassi, pelo diretor de Siderurgia da CSN, Márcio Lins; pelo prefeito eleito de Barra Mansa, e por Rodrigo Drable (com posse marcada para as 18 horas deste domingo), que estava acompanhado do ex-deputado estadual Ademir Mello.

Fernando Pedrosa é editor do FOCO REGIONAL

1/18

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas