Nacional
Lula recebe alunos das 21 escolas que se destacaram no Ideb
Todas são de estados do Nordeste
04/09/2024 17:21:41O presidente Luís Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (4) no Palácio do Planalto, alunos e representantes das 21 escolas que tiveram indicador 10 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023 para o 5º ano do ensino fundamental. Também foram recebidos pais e secretários estaduais e municipais dos relacionados. O ministro da Educação, Camilo Santana, também esteve presente.
O estado do Ceará teve 15 escolas com o maior Ideb. Em seguida, está Alagoas, com cinco, e Pernambuco, com uma. O Ideb foi divulgado pelo Ministério da Educação em agosto. O desempenho das escolas e das redes de ensino é avaliado, entre outras estratégias, pelo Ideb. O indicador relaciona o desempenho dos estudantes em avaliações externas de larga escala com dados de fluxo escolar.
“Nós queremos que todos os estados do Brasil tenham também escolas nota 10. Esse é um esforço de todos nós e para o qual estamos trabalhando”, disse o ministro.
No encontro, Lula lembrou que no passado via muitas notícias ruins sobre o Nordeste. Elas apontavam a região como a com o maior número de analfabetos, de evasão escolar, de crianças desnutridas. No entanto, segundo o presidente, essa realidade mudou, graças aos investimentos dos seus governos na educação. “Nós queremos que o mundo inteiro saiba que crianças brasileiras estudam, vencem na vida e que o Nordeste não é mais o símbolo do atraso. O Nordeste pode ser símbolo do desenvolvimento e da educação”, ressaltou.
Para o presidente da República, é necessário que todas as escolas do país conheçam as atividades e experiências desenvolvidas nas instituições com 10 pontos no Ideb, para que as boas práticas possam ser replicadas.
Lula ainda afirmou que quanto menos estudo, menos possibilidade de viver uma vida melhor: “Não há, na história da humanidade, nenhum país que se desenvolveu sem antes fazer investimentos na educação, por isso é que, quando tomamos posse, em 2023, eu proibi utilizar a palavra ‘gasto’ em educação”. (Foto: Presidência da República / Ricardo Stuckert)