Especiais
Guido Schäffer, nascido em VR, está perto de ser considerado santo pelo Vaticano
20/05/2023 20:26:49Nascido em Volta Redonda, Guido Schäffer está próximo de virar santo. O Vaticano reconheceu neste sábado (20) suas virtudes heroicas e o tornou venerável. Schäffwer morreu em 2009, aos 34 anos quando morava no Rio de Janeiro e sofreu um acidente na Praia do Recreio.
No dia 1º de maio de 2009, Guido saiu para surfar perto do posto 11 da Praia do Recreio, onde sempre praticava o esporte. Ele morreu afogado depois de ser atingido na nuca por uma prancha, a poucos meses de finalizar os estudos de teologia no Seminário Arquidiocesano de São José.
A Guido Schäffer são atribuídos milagres e curas, o que fez com que uma legião de fiéis passasse a pedir sua canonização. Seus defensores, inclusive, acreditam que a imagem de um santo carioca, jovem e esportista, pode ajudar a Igreja a se reconectar com o público mais jovem.
O processo de beatificação e canonização no Vaticano foi aberto em 2015. Schäffer nasceu em Volta Redonda, filho de uma família de classe média (o pai era médico e a mãe, dona de casa), mas passou a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde estudou no tradicional colégio católico Sagrado Coração de Maria, em Copacabana.
Em 1998, ele se formou em Medicina e fundou um grupo de oração – o Fogo do Espírito Santo, na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, com o apoio de padre Jorjão, pároco local e conhecido pelo trabalho com jovens. Em 2002, se engajou na Pastoral da Saúde da Santa Casa da Misericórdia, grupo que visitava doentes aos domingos, onde permaneceu até sua morte.
Schäffer é considerado pela igreja um servo de Deus, primeiro título que se recebe num processo de canonização, e agora foi reconhecido como venerável, quando a pessoa viveu as virtudes cristãs de forma heroica.
O terceiro título é o de beato, quando se comprova a existência de um milagre obtido pela sua intercessão; e o último e mais importante é o de santo, quando um segundo milagre é identificado.
Os relatos de milagres atribuídos a Guido têm aumentado nos últimos anos. Um deles envolve o cardiologista Bernardo Amorim, que teve o corpo paralisado por uma doença nervosa e se recuperou muito antes do previsto pelos médicos - a mãe dele atribui a cura às orações que fez a Guido.
Outros casos atribuídos ao seminarista envolvem, por exemplo, uma freira que se livrou de diabetes, uma criança que sobreviveu a uma hipotermia e uma dona de casa, cujo filho foi amigo de Guido, que relata que as orações dirigidas ao jovem fizeram com que seu marido superasse uma grave crise de diverticulite sem cirurgia.
Partes da memória de Guido Schäffer estão espalhadas pelo Rio de Janeiro. O trecho de cerca de 140 metros de praia onde ele costumava surfar, no Recreio dos Bandeirantes, e onde sofreu o acidente fatal, passou oficialmente a se chamar Praia do Guido em 2018. Em março de 2019, um memorial em homenagem a Guido foi inaugurado no Centro do Rio. Com informações do g1. (Foto: Divulgação)