quinta-feira, 02 janeiro 2025
Whatsapp | (24)99202-0053
20º min - 31º max

Nacional

Em BH, Fuad Noman derrota candidato do PL e está reeleito

Bruno Engler foi o mais votado no primeiro turno

27/10/2024 19:11:54
pp_amp_intext | /75894840,22469841251/FOCO_REGIONAL_AMP_02

O prefeito Fuad Noman (PSD) foi reeleito neste domingo (27) para a prefeitura de Belo Horizonte. Ele derrotou Bruno Engler (PL), que foi o mais votado no primeiro turno. Com 96% das urnas apuradas, Noman teve 53,74% dos votos, contra 46,26% de seu oponente.

A virada se deu após Engler – que teve também o apoio do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) – ter conquistado 34% dos votos no dia 6 de outubro, enquanto Fuad teve 26%. Ao longo as últimas três semanas, pesou a favor do atual prefeito o apoio dos partidos mais à esquerda, que decidiram apoiar o atual prefeito como forma de tentar impedir o avanço da direita na cidade.

Ao apoiar Fuad, o candidato derrotado no primeiro turno, Rogério Correia, do PT, afirmou que o objetivo era formar uma frente “de caráter antifascista e antibolsonarista”.

E, mesmo com o apoio a Engler do Republicanos, partido de Mauro Tramonte, terceiro colocado no primeiro turno, as pesquisas indicavam às vésperas das eleições que era Fuad quem herdava a maior porção dos votos de Tramonte. Levantamento do Instituto Datafolha, divulgado no dia 24 de outubro, indicava que 45% dos eleitores que haviam declarado voto em Tramonte no primeiro turno, agora, declaram voto em Fuad.

A reta final da campanha foi marcada por ataques diretos mais incisivos e discursos inflamados. Um efeito disso foi a prorrogação do horário eleitoral, que em outras capitais foi encerrado na sexta-feira (25), mas em Belo Horizonte, ganhou um dia a mais e só terminou no sábado. Isso porque a Justiça Eleitoral concedeu direito de resposta a Fuad Nomam após a divulgação de um vídeo com desinformação pelo deputado federal Nikolas Ferreira em prol de seu correligionário. Com informações do site Jota. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas