Estado
Detro faz campanha sobre respeito aos assentos preferenciais nos ônibus
Deputado acerta com Sindpass divulgação no Sul Fluminense
14/08/2024 17:02:36Pessoas com mobilidade limitada e condições especiais têm direito garantido por lei em assentos nos transportes públicos. Para promover a conscientização sobre esse benefício, o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) se uniu à Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e à Comissão da Criança do Adolescente e da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), para lançar, nesta quarta-feira (14), a campanha educativa "Não finja que não me viu! Ceda o lugar".
O uso preferencial de todos os assentos de ônibus e vans da frota intermunicipal é garantido pela Lei Estadual 8.415, sancionada há cinco anos - priorizando idosos, pessoas com crianças de colo, obesos, gestantes, pessoas com deficiência e pessoas com limitação temporária de locomoção. Porém, a campanha educativa pretende consolidar essa cultura da gentileza entre os cidadãos que utilizam os transportes públicos. A cerimônia de lançamento ocorreu no plenário da Alerj, com a presença de autoridades e representantes da sociedade e de entidades de defesa de direitos sociais.
"Não podemos aceitar que necessidades especiais sejam ignoradas em nenhum lugar, nem no transporte público. Precisamos ter um olhar atento a essa causa", destacou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis.
A campanha prevê ações educativas, como palestras em escolas, capacitação continuada de motoristas e funcionários e distribuição de panfletos dentro de ônibus, vans intermunicipais e terminais rodoviários. A versão antiga da logomarca com as prioridades também será renovada nas frotas.
“Estamos comprometidos em transformar atitudes rotineiras em gestos de respeito. Essa campanha é um passo importante para garantir um transporte coletivo mais inclusivo e humano para todos”, declarou o presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias.
Na região – Presidente da comissão da Alerj, o deputado Munir Neto informou que a campanha será lançada em breve no Sul Fluminense. “Já conversamos com o Lucas Arbache Arantes, presidente do SindPass (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros), para implementar essa campanha em Volta Redonda e toda a região Sul Fluminense, além de expandi-la para todo o estado”.
Ele ainda anunciou que a comissão vai trabalhar para que os demais modais de transporte participem da iniciativa, além de levá-la para todos os municípios do Rio. Munir aproveitou e convidou para a audiência pública que a comissão vai realizar no próximo dia 21, 10 horas, também no plenário da Alerj, para tratar exclusivamente da violação dos direitos da pessoa idosa nos transportes públicos de todo o estado. (Foto: Divulgação)