Polícia
Câmera mostra homem ateando fogo na Serra da Beleza, em Valença
17/09/2024 09:12:28Uma câmera flagrou o que possivelmente é o início das chamas na Serra da Beleza, em Valença, na noite da última quarta-feira (11). O Corpo de Bombeiros atribui o crime a um homem de moto que, às 18h30min, em um trecho de vegetação do monumento, coloca fogo na mata e vai embora.
O ato criminoso destruiu uma área equivalente a 2,3 mil campos de futebol de flora nativa. A reserva tem uma extensão total de seis mil hectares.
A Serra da Beleza foi a situação mais crítica em todo estado do Rio. Uma casa desenhada em 1930 pelo arquiteto Lúcio Costa, que projetou o Plano Piloto de Brasília, foi destruída pelo incêndio criminoso. Ninguém ficou ferido, mas animais morreram. A casa pertence a uma pousada. O fogo destruiu praticamente todo o imóvel, que guardava características originais. De toda a construção, restou apenas um cômodo.
A Polícia Civil do Rio investiga ao menos 20 pessoas suspeitas de colocar fogo intencionalmente em vegetação em todo o estado. As investigações estão sendo conduzidas pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) de forma conjunta com as distritais do interior para identificar os responsáveis pelos atos criminosos. A delegacia de Valença tenta identificar o homem da moto.