quarta-feira, 05 fevereiro 2025
Whatsapp | (24)99202-0053
20º min - 31º max

Cultura

Biblioteca Sobre Rodas é lançada na Bienal do Livro de Volta Redonda

Projeto é da Secretaria Municipal de Cultura

04/04/2024 19:07:13
pp_amp_intext | /75894840,22469841251/FOCO_REGIONAL_AMP_02

A Secretaria de Cultura de Volta Redonda fez o lançamento da Biblioteca Sobre Rodas durante a abertura oficial da 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda. A cerimônia aconteceu na tarde desta quinta-feira (4), no pavilhão da Ilha São João, onde acontece o evento, que este ano tem o tema “Gentileza Gera Gentileza”. A realização é do Instituto Dagaz.

O secretário de Cultura, Anderson de Souza, afirmou que o objetivo do projeto é democratizar o acesso da população à cultura. Ele agradeceu ao ex-deputado federal, o delegado Antônio Furtado, autor da emenda que possibilitou a aquisição da van que abriga o projeto e o apoio da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

“A Biblioteca Sobre Rodas vai funcionar como um espaço itinerante de incentivo à leitura. O objetivo é visitar bairros mais periféricos, que não tenham acesso a uma biblioteca. A nossa van será um ponto para trocar, doar ou receber livros. Além disso, vamos divulgar o trabalho de autores de Volta Redonda e nomes já consagrados da literatura”, explicou.

Anderson acrescentou que fazer o lançamento na bienal deu visibilidade à iniciativa. “A van despertou a curiosidade do público que, depois de conhecer a proposta, deu uma resposta muito positiva para gente”, reforçou, lembrando que, ainda neste mês de abril, a biblioteca itinerante já estará circulando.

pp_amp_intext | /75894840,22469841251/FOCO_REGIONAL_AMP_03

A van ficará estacionada embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Praça Rotary, na Vila Santa Cecília, às segundas e sextas-feiras, para que a população faça a doação de livros. O objetivo é aumentar o acervo para levar aos bairros.

Nas terças, quartas e quintas, estará em outros bairros. Serão visitados dois por dia, um pela manhã e outro na parte da tarde, somando seis bairros por semana.

A população pode participar levando livros para doar, para trocar ou para buscar uma história para ler. Também haverá contação de histórias com autores de Volta Redonda, ação em parceria com a Academia Volta-Redondense de Letras (AVL) e uma encenação teatral para contar a história de autores consagrados. A cada mês será escolhida uma personalidade da arte literária, que terá sua trajetória contada pelos atores Beatriz Bastos e Rafael Gusmão, que atuam na Secretaria Municipal de Cultura (SMC).  (Foto: Divulgação / Cris Oliveira)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas