Educação
Barra Mansa terá curso pré-vestibular da Uerj
17/01/2022 15:23:09Barra Mansa assinou nesta segunda-feira (17) um convênio com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) para implantação de curso pré-vestibular em quatro unidades de ensino municipais. Além da preparação para o ingresso ao Ensino Superior em colégios dos bairros São Pedro, Saudade, Vila Nova e Centro, estudantes terão acesso a aulas de capoeira, karatê, teatro e hip-hop. O início das atividades está previsto para a segunda quinzena de fevereiro.
O termo de cooperação entre a prefeitura e a Uerj foi assinado no gabinete do prefeito Rodrigo Drable, que ofereceu o Centro Administrativo Municipal para a universidade instalar um polo de graduação na cidade.
Participaram do encontro o reitor da universidade, Ricardo Lodi, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Gonçalves; e o coordenador do projeto e do polo da Uerj a ser instalado na cidade, Abílio Fabiano.
“Desenvolvemos um trabalho focado na ponta, que é formada por nossas crianças e adolescentes. Mas também, buscamos um meio de trabalhar os pais, pois é de extrema importância que eles enxerguem a educação como uma cadeia de resultados e passem isso para seus filhos como valor básico da evolução de uma sociedade. Firmar este acordo com a Uerj é um passo importante neste processo”, disse o prefeito.
Sobre a oferta de um espaço no Centro Administrativo para a universidade instalar um polo de graduação na cidade, ele explicou: “O prédio da prefeitura é grande demais e comportaria muito bem um campus ou anexo da Uerj. Se for possível, em dois meses conseguimos desocupá-lo. Já temos até o projeto da construção de um novo centro administrativo pronto, que seria construído em definitivo no Parque da Cidade”.
O reitor da universidade disse que a proposta é “tentadora” e que muitos se preocupam, mas são poucos os que tratam a Educação até o fim. “Estamos colocando nosso bloco na rua, que é formado por polos de extensão e curso pré-vestibular. A proposta de instalar um polo de graduação é tentadora, mas um pouco burocrática, já que é preciso a realização de um concurso público para isso. Tudo é um caminhar. A extensão é o primeiro passo e a graduação pode ser o segundo”, disse Ricardo Lodi. (Foto: Divulgação / Paulo Dimas)