quarta-feira, 05 fevereiro 2025
Whatsapp | (24)99202-0053
20º min - 31º max

Cultura

Bailarina de VR conquista vaga em companhia de teatro musical da Europa

07/05/2024 09:49:52
pp_amp_intext | /75894840,22469841251/FOCO_REGIONAL_AMP_02

A bailarina Bárbara Ribeiro, ex-aluna do projeto Ballet Educação de Volta Redonda, foi contratada pela Companhia do Teatro Musical Estadual de Klaipeda, na Lituânia, país localizado no leste europeu. A conquista foi anunciada nesta semana pela própria Bárbara, ao agradecer o projeto da Secretaria Municipal de Educação voltado para o ensino de balé clássico e dança contemporânea para os alunos da rede municipal.

“Tive várias transformações de vida nesses anos e tudo começou com vocês. Tenho que agradecer mesmo, de coração. E para mim também é um orgulho falar isso e saber que está dando tudo certinho, e que continue assim”, afirmou a bailarina, que agora faz parte da companhia considerada a maior instituição profissional de artes cênicas da Lituânia Ocidental.

Bárbara Ribeiro estava matriculada na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, localizada em Joinville (SC) – única filial do famoso teatro russo. Antes de chegar à escola do Bolshoi, a bailarina, como lembra a coordenadora do Ballet Educação, Izabel Santos Leal, deu seus primeiros passos com o projeto de Volta Redonda em 2008.

“Desde pequena, ela se mostrou uma aluna dedicada e com muito talento, se destacando também pelo biotipo, pela flexibilidade, disciplina, concentração e pelo interesse pelo balé”, disse Izabel, acrescentando que Bárbara participou de diversas apresentações pelo Ballet Educação, como o espetáculo “Quebra-Nozes”, em 2012.

pp_amp_intext | /75894840,22469841251/FOCO_REGIONAL_AMP_03

Em 2014, ela foi selecionada para o Teatro Bolshoi do Brasil após participar de uma pré-seleção realizada de Resende, quando ela e mais outra aluna – dentre as 19 que participaram – foram aprovadas.

“A Secretaria de Educação providenciou tudo que precisávamos, como hotel, passagem de avião, alimentação, entre outras coisas. Foram três dias de muitos testes e, no final, a notícia que mais esperávamos: a aprovação da Bárbara, aos 11 anos, na única filial da renomada escola fora da Rússia. Começava assim a realização do sonho dessa pequena bailarina”, destacou a professora Izabel.

O projeto Ballet Educação teve início em setembro de 2005. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas