quinta-feira, 26 dezembro 2024
Whatsapp | (24)99202-0053
20º min - 31º max

Cidades

Assinado convênio para instalação do Batalhão com Cães em Volta Redonda

28/11/2024 16:23:20
pp_amp_intext | /75894840,22469841251/FOCO_REGIONAL_AMP_02

A instalação do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar em Volta Redonda foi oficialmente anunciada nesta quinta-feira (28). Em cerimônia em um restaurante no bairro Aero Clube, foi assinado o convênio entre prefeitura e o estado. O ato contou com a presença do prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, de outros chefes de Executivo do Sul Fluminense, do deputado estadual Munir Neto e do secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes Nogueira.

O BAC ficará no bairro Roma e será subordinado ao Comando de Operações Especiais (COE). O batalhão atuará nas 21 cidades da região cobertas pelo 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), incluindo o 28º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Volta Redonda, o 37º BPM de Resende, o 33º BPM de Angra dos Reis, o 10º BPM de Barra do Piraí e a 2ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) de Paraty. A construção do BAC em Volta Redonda seguirá o modelo da 1ª Companhia Destacada do BAC em Macaé, localizada no norte do estado do Rio.

“O BAC ficará em um terreno cedido pela prefeitura. É uma contribuição do Poder Público de Volta Redonda para beneficiar todo o Médio Paraíba”, disse Neto.

pp_amp_intext | /75894840,22469841251/FOCO_REGIONAL_AMP_03

Com o BAC em Volta Redonda, as ações na região não necessitarão de longos deslocamentos, o que pode provocar estresse nos cães, comprometendo o seu desempenho. Além de facilitar as ações da PM, a chegada do batalhão, acreditam as autoridades, vai trazer uma maior sensação de segurança à população, com os agentes de operações especiais atuando em comunidades, no policiamento ostensivo nas ruas, blitzes e em operações com cães farejadores de armas e drogas.

“O BAC terá um papel fundamental no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado em toda a região. É um investimento que será mais do que justificado”, destacou o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Prazo – A expectativa é que em 12 meses o Batalhão de Ações com Cães já esteja em pleno funcionamento em Volta Redonda. Cerca de 30 agentes especializados e 15 animais das raças pastor belga malinois, labrador e pastor alemão integrarão a tropa. Além de drogas, os cães podem atuar na detecção de explosivos e em ações de busca, salvamento e captura de pessoas.

pp_amp_intext | /75894840,22469841251/FOCO_REGIONAL_AMP_04

O coronel Marcelo Menezes Nogueira enfatizou que a parceria com a prefeitura permite que importantes programas da Polícia Militar sejam desenvolvidos no município. Segundo ele, muito graças à sensibilidade do prefeito em se fazer presente nas ações de segurança pública.

“Apesar do estado ser responsável por prover segurança pública, o município tem um protagonismo muito grande nas ações que tangem ao ordenamento público. Sem segurança pública não há saúde, não há ambiente de negócios, não há bem-estar das pessoas”, disse o secretário de Polícia Militar. (Foto: Divulgação / Cris Oliveira)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas