Política
VR cria lei instituindo Política Municipal da Juventude
29/09/2011 16:50:37O objetivo é dispor de uma ferramenta capaz de orientar a implementação de programas e ações do governo municipal de forma articulada. O artigo oitavo da lei prevê a instituição do Conselho Municipal da Juventude, criado por lei do vereador Walmir Vitor (PT), em outubro de 2006, e que até hoje não tinha sido posto em prática.
O projeto foi apresentado pelo prefeito Antônio Francisco Neto e o vice, Nelsinho Gonçalves, que também é coordenador da Juventude, numa reunião com vereadores e representantes de entidades ligadas à juventude, no Palácio 17 de Julho. A presidente da Câmara, Neuza Jordão, lembrou que um terço da população de Volta Redonda é formada por jovens.
Na apresentação, o prefeito garantiu que, em no máximo dois meses, será criado o Centro de Referência da Juventude, que deve ficar no bairro Aterrado em imóvel que será comprado ou alugado pela prefeitura.
Também foi anunciada para o dia 13 de outubro uma reunião na Associação Comercial, às 8h30min, para tratar do Projeto Aprendiz, voltado para a oferta do primeiro emprego para a população jovem. Vão participar empresários e representantes do Ministério do Trabalho. O projeto está previsto em lei, mas o vice-prefeito admitiu que não vinha sendo acompanhado como deveria. “Esse projeto pode render de 800 a mil empregos em Volta Redonda”, acredita Nelsinho.
O prefeito Antônio Francisco Neto admitiu também colocar em prática uma sugestão do vice para criar, na administração municipal, estágios destinados a estudantes do Ensino Médio.