Educação
Ministro da Educação vai encaminhar proposta de novo vestibular
29/09/2011 16:48:22O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Aloísio Teixeira, apesar de ter abraçado a proposta desde o início por considerá-la revolucionária, não acredita que a UFRJ já esteja preparada para aderir a unificação. Mas levará para o conselho da instituição a proposta de aceitar o Enem como a primeira fase do processo seletivo.
O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Sallés, enfrenta problema semelhante. Como haverá no meio do ano processo seletivo para os novos cursos da instituição, seria impossível aproveitar o Enem como a prova oficial. Além disso, o edital de isenção da taxa de vestibular do ano que vem já está pronto e será divulgado nos próximos meses.
Entretanto, Sallés ressalta que, ainda esse ano, a UFF começará a aceitar o Enem para beneficiar os alunos da rede pública, mas apenas como um bônus em alguma etapa do vestibular.
Apesar das dúvidas e divergências, alguns reitores acreditam que um vestibular unificado que priorize o raciocínio em detrimento da decoreba proporcionará a vinculação qualitativa do ensino médio com o ensino superior.