Saúde
Exércitos atuarão contra a dengue em Estados de risco de epidemia
29/09/2011 16:45:48Segundo Temporão, é a primeira vez que o Exército deve atuar em todo o país. Neste ano, os militares atuaram no Rio, durante a epidemia da doença. Os Estados com a maior probabilidade de desenvolver uma epidemia da doença são Rio, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará, Alagoas, Bahia, Rondônia e Goiás.
Em maio, o Lira (Levantamento de Índices Rápidos), espécie de mapeamento de regiões com potencial para ter surtos de dengue, apontou que, além desses, outros oito Estados --Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Amapá, Amazônia e Roraima, e o Distrito Federal, sofriam "alto risco" de epidemia.
De acordo com o ministro uma nova edição do Lira, feito com base em informações fornecidas por agentes municipais em vistorias a residências, na densidade e mobilidade da população e nas condições climáticas, será divulgada no dia 19 de novembro. A partir da semana que vem, agentes de 168 municípios de todo o país farão vistorias em casas e prédios para realizar o levantamento, de acordo com o ministério.