Política
Conferência define política de saúde para VR
29/09/2011 16:44:36A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Volta Redonda promovem de
- A participação de todos os segmentos sociais nesta Conferência será uma contribuição importante para a democratização e fortalecimento do SUS no município - informa a Secretária de Saúde, Drª Suely Pinto, ressaltando que “a efetivação do controle social é de suma importância para a garantia de uma assistência em saúde ainda mais qualificada para a nossa população”.
Os objetivos da Conferência consistem em definir, através de um amplo debate, as diretrizes da política de saúde do município, como ainda realizar a eleição para a nova composição do Conselho Municipal de Saúde para a gestão 2012/2015 e dos 12 delegados, com os seus respectivos suplentes, para participação na Conferência Estadual de Saúde, agendada para o período de
A programação da Conferência começa hoje, às 17 horas, com o credenciamento das entidades participantes, seguida da solenidade de abertura que contará com as presenças do Prefeito Antônio Francisco Neto, da Secretária Municipal de Saúde, Drª Suely Pinto, do Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elias José da Silva, além de representações dos Conselhos Estadual e Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, da Defensoria Pública/RJ, do Ministério Público/RJ, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS/RJ) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RJ). Neste dia haverá ainda plenária para aprovação do Regimento Interno e uma confraternização final. A continuidade dos trabalhos acontecerá amanhã e domingo.
O 2° dia da Conferência, sábado, será marcado por várias abordagens e discussões, com a realização, no período da manhã, de três mesas temáticas enfocando o eixo “Aceso e Acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”. A primeira mesa abordará o tema “Participação da comunidade e Controle Social”, será coordenada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elias José da Silva, terá como palestrantes o Secretário Substituto da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Dr. André Luis Bonifácio de Carvalho, os representantes do Conselho Nacional de Saúde, Dr. Artur Custódio M. Souza, e do Ministério Público Estadual, Drª Carla Carrubba.
A segunda mesa, coordenada pela integrante do Núcleo de Gestão Estratégica da SMS/VR, Drª Angela Schächter Guidoreni, terá como tema “Redes de Cuidado em Saúde: Acesso e Acolhimento no SUS”, que será ministrado pelos representantes do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (MS), Dr. Heider Aurélio Pinto, e da Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), Dr. Túlio Franco. Com o tema Gestão do SUS (Financiamento, Pacto pela Saúde e Relação Público X Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde), a última, coordenada pela Secretária Municipal de Saúde, Drª Suely Pinto, terá como palestrante o Assessor da Secretaria Executiva do Ministério da saúde (MS) Dr. Adail Rollo.
No período da tarde, os participantes serão divididos em grupos de trabalho para a abordagem dos temas “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”;“Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade”; “Participação da comunidade e controle social” e “Gestão do SUS (Financiamento, Pacto pela Saúde e Relação Público X Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde)”. “Todos esses temas terão como eixo de discussão o acesso e acolhimento com qualidade”, informa Suely Pinto.
Os resultados dos trabalhos de grupos serão apresentados para aprovação das propostas, no 3° dia do evento, domingo, na plenária final, onde serão realizadas também as eleições para a nova composição do Conselho Municipal de Saúde e dos delegados para participação na Conferência Estadual de Saúde.