quinta-feira, 26 dezembro 2024
Whatsapp | (24)99202-0053
20º min - 31º max

Política

Alerj realiza audiência pública sobre o cinema no estado do Rio

05/10/2011 13:25:53
pp_amp_intext | /75894840,22469841251/FOCO_REGIONAL_AMP_02

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) realiza hoje, audiência pública sobre o desenvolvimento do circuito de cinema no estado. Relatório da Agência Nacional de Cinema (Ancine) mostra que o Rio tem a pior concentração de salas do Sudeste (região onde fica a grande maioria dos cinemas no país): 63% dos cinemas se concentram na capital, quando nos demais estados esta média é bem menor, 35%. Na capital, a situação se repete: cinemas concentrados no Centro e Zona Sul, geralmente em complexos com mais de uma sala.

O objetivo da audiência é discutir saídas para mudar esta situação. Para o presidente da comissão, deputado estadual Robson Leite (PT), o crescimento do número de salas é fundamental para o escoamento de nossa produção cinematográfica. “Nossa produção é diversificada e qualificada, mas termina sem espaço para ser exibida”, diz Robson.

Dados da Ancine de 2010 mostram também que os municípios de Belford Roxo, Magé e Itaboraí, que estão entre os mais populosos, não têm sequer uma sala de cinema. Itaboraí chama mais a atenção, pois é lá que está sendo construído o Complexo Petroquímico da Petrobras (Comperj), um empreendimento de bilhões de reais. Estes exemplos mostram como é necessária uma política de regionalização das salas.

pp_amp_intext | /75894840,22469841251/FOCO_REGIONAL_AMP_03

Vão participar os seguintes debatedores: Andre Diniz, do Ministério da Cultura; Glauber Piva (Ancine); Sérgio Sá Leitão (RioFilmes/prefeitura do Rio); Steve Solot (Secretaria de Estado de Cultura); e diretores de salas de exibição no Rio: Adailton Medeiros (Ponto Cine Guadalupe), Carol Ficheira (Cine Jóia) e Adil Tiscatti (Cine Santa Teresa).

A audiência é aberta ao público e acontecerá no auditório Nelson Carneiro, no sexto andar do anexo do Palácio Tiradentes (Alerj), às 14 horas.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas